A cor amarela faz parte do grupo de cores quentes, é associada principalmente à felicidade, otimismo e estimula ambientes e pessoas.
Sua característica vibrante chama a atenção quando se olha, é comumente usada visando chamar a atenção das pessoas para um lugar ou ponto.
Pode ser considerada a cor das ideias e criatividade, está presente na luz da lâmpada que simboliza a razão, solução de problemas e inovação.
A cor amarela tem um importante papel na segurança, pode ser vista sendo usada em placas para alertar motoristas e pedestres, em construções onde há risco de acidentes. De modo geral tem a função de advertir as pessoas sobre perigos existentes.
Uma antiga associação é com a riqueza e prosperidade, tanto que em nossa cultura as pessoas têm o costume de vestir amarelo na virada do ano para atrair mais dinheiro e prosperidade na vida.
Nem só de coisas boas o amarelo pode se gabar, também possui significados negativos como inveja, ciúme, avareza, egoísmo, nojo e coisas impuras.
Outras associações da cor amarela na Psicologia das cores:
Iluminação, conforto, inspiração, energia, perigo, alerta, aviso, emergência, felicidade, alegria, euforia, espontaneidade, adolescência, juventude, idealismo, expectativa, descontração, covardia, inveja, avareza, ciúmes, egoísmo, engano, animação, saúde, esperança, apoio, primavera, terra, calor, divertimento, sol, verão.
Uso da cor amarela nos negócios
A cor amarela é vista com frequência nos negócios, principalmente no segmento alimentício e varejista. Confira alguns exemplos da aplicação da cor amarela nos negócios e os seus objetivos.
A cor amarela usada para chamar a atenção de compradores
Observe nas ruas como os comércios estampam em suas vitrines cartazes com promoções, note que o vermelho é uma cor complementar para dar maior destaque ao que está sendo anunciado.
Já viu aquelas propagandas na televisão que vendem eletroeletrônicos?
As cores amarela e vermelha estão muito presentes, elas estão lá para captar a atenção dos telespectadores.
A cor amarela em redes de alimentação
Novamente o amarelo e o vermelho comparecem, juntas elas estimulam o consumo. O vermelho é responsável por estimular o apetite, já a cor amarela tem como função criar um ambiente alegre e acolhedor para que as pessoas se sintam mais felizes e a vontade.
A cor amarela em botões para chamada de ação
As cores também são utilizadas em sites e aplicativos para chamar a atenção dos usuários e para eles tomarem uma ação dependendo do seu objetivo. Exemplos: baixar um e-book, comprar um produto, assinar uma newsletter ou entrar em contato com a sua equipe de vendas.
A cor amarela nesse contexto pode transmitir uma sensação de calor e conforto, isso pode contribuir para que o usuário clique no botão que aparece.
A Amazon foi a criadora do recurso chamado “compra de 1-clique”, esse botão com apenas um clique fecha a compra de um produto evitando que o usuário tenha que passar por todas as etapas tradicionais de preencher dados, formas de pagamento, digitar endereços e demais itens. Dessa forma a Amazon conseguiu aumentar sua taxa de conversão de vendas, pois os usuários tendem a desistirem da compra no processo de finalização.
Realmente a cor amarela não deixa a desejar, quem sabe ela não irá fazer parte dos seus uniformes!
Entrem em contato com a nossa equipe de vendas para tirar as suas dúvidas ou fazer um orçamento.
Contato: Agnaldo Coelho: vendas@jeauniformes.com.br WhatsApp: +55 (37) 99987-8153 Roberta Ferreira: comercial.jeauniformes@gmail.com WhatsApp: +55 (37) 99808-6444 Telefone fixo: +55 (37) 3214-6444
Confira também outros artigos relacionados:
- Como escolher a cor ideal para os seus uniformes?
- Qual o significado da cor amarela?
- Qual o significado da cor azul na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor branca na Psicologia das cores?
- Cor laranja significa o que na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor preta na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor roxa na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor verde na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor vermelha?