O roxo é uma mistura das cores primárias vermelho e azul, produzir tecido nesta cor já foi muito caro. Imagine que para produzir um grama do pigmento roxo tyriano eram necessários nove mil pequenos moluscos, este nome refere-se a cidade comercial fenícia de Tiro.
O roxo também é associado à sabedoria, realeza e ao poder. Segundo os estudos sobre a psicologia das cores feitos pela cientista Eva Heller a cor roxa na antiguidade era usada geralmente por quem governava.
Na Europa e nos Estados Unidos essa cor é frequentemente associada à magia, mistério e a fé religiosa.
Em outras culturas representam o luto como no caso das viúvas tailandesas. Já na Itália é associada aos funerais, tanto que os italianos consideram embrulhar um presente em papel roxo algo de mau gosto e as noivas evitam ela em seus casamentos.
É considerada uma cor que acalma, ligada a intuição e estimula a parte do cérebro responsável pela resolução de problemas e criatividade.
Um estudo feito por Joe Hallock, comparou as preferências de cores em 22 países ao redor do mundo, a cor roxa é segunda cor preferida das mulheres representando 23% do total das entrevistadas.
Associações da cor roxa na Psicologia das Cores
Enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.
Significado da cor roxa nos negócios
Vamos conhecer afinal de contas onde essa cor tão excêntrica é usada no mundo das marcas e negócios da atualidade.
A cor roxa usada em produtos de beleza
As empresas que produzem produtos voltados para o público feminino apostam na cor roxa, pois segundo a psicologia das cores é associada a vaidade, luxo, poder, sedução e sensualidade.
Logo a cor é usada nos produtos, embalagens, comerciais e outros meios de comunicação de modo a criar desejo e identificação com as mulheres que se atraem por essas ideias.
A cor roxa usada para criar diferenciação de marca, produto ou serviço
O roxo é uma cor que pode ser considerada extravagante, imaginativa e inteligente. Pode ser usada para criar diferenciação dos concorrentes e chamar a atenção ao comunicar ideias.
Essa é a cor para negócios que desejam fugir do convencional, entretanto, é preciso ter cuidado quando escolhida para ser usada na identidade visual como no logotipo. Pode ser um desafio fazer combinações harmônicas com outras cores.
Será que o seu negócio tem atitude suficiente para usar a cor roxa?
Se a sua resposta for “SIM!” entra em contato conosco, se for “NÃO” entra em contato também que nós te ajudamos a encontrar a cor que combina perfeitamente com o seu negócio!
Contato: Agnaldo Coelho: vendas@jeauniformes.com.br WhatsApp: +55 (37) 99987-8153 Roberta Ferreira: comercial.jeauniformes@gmail.com WhatsApp: +55 (37) 99808-6444 Telefone fixo: +55 (37) 3214-6444
Confira também outros artigos relacionados:
- Como escolher a cor ideal para os seus uniformes?
- Qual o significado da cor amarela?
- Qual o significado da cor azul na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor branca na Psicologia das cores?
- Cor laranja significa o que na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor preta na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor roxa na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor verde na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor vermelha?