Vamos começar esclarecendo alguns pontos importantes, a cor “certa” para a sua empresa deve estar alinhada aos objetivos do negócio, a função e as necessidades dos colaboradores.

Trouxemos uma variedade de informações para ajudar a esclarecer as possíveis dúvidas que você tenha. Vamos começar?

Principais pontos para considerar na escolha das cores

Personalidade do negócio

Podemos pensar em uma empresa como uma pessoa, a cultura e seus valores dizem muito sobre como os clientes e colaboradores irão enxergar o negócio, os produtos e serviços.

Quando pensamos em startup lembramos sempre de um lugar tecnológico, inovador e com muita criatividade pelo ar. As cores tendem a ser mais vivas, frases e ilustrações nas paredes e todos trabalham juntos no mesmo espaço.

Já quando pensamos em um escritório imaginamos um lugar onde as pessoas são mais sérias, elas se vestem de forma elegante e sofisticada. As cores nesses ambientes são mais neutras e a decoração é mais discreta.

Ambas as descrições revelam duas empresas com culturas muito diferentes, logo as cores dos uniformes precisam ter coerência com a mensagem que a empresa deseja transmitir aos seus clientes.

Logotipo

Se o objetivo do seu uniforme é fazer a divulgação do seu negócio, é muito importante que a cor escolhida esteja em harmonia com as cores que fazem parte do logotipo. Lembre-se que é o logotipo que precisa ter destaque para ser reconhecido pelos clientes. Essas são nossas dicas:

  • Use cores complementares às cores presentes no logotipo.
  • Evite cores muito vibrantes.
  • Não use muitas cores em uma mesma peça.
  • Escolha cores neutras se necessário.

Atividade exercida e ambiente de trabalho

Há casos em que a cor precisa se adaptar às condições que a função ou ambiente exigem, às vezes é preciso abrir mão da estética para focar na parte funcional do uniforme.

Imagine um uniforme hospitalar cuja cor inicial escolhida foi roxa, por exemplo. Você acredita que essa cor combina com o ambiente e a função exercida?

A resposta é que não combina, em um hospital é importante que as cores sejam claras para que a sujeira seja facilmente detectada.

Do mesmo modo, o branco seria uma péssima escolha para trabalhadores da construção civil. Este é um ambiente onde há o contato com sujeira e pó, o ideal seria escolher uma cor com a tonalidade mais escura para disfarçar a sujeira e facilitar a lavagem.

É muito importante refletir sobre este aspecto quando for criar o uniforme para os seus colaboradores.

O tecido também interfere na escolha da cor

Quando se trata de qual tecido escolher para o uniforme as opções são muitas, e as cores são impactadas em alguns casos pelos tecidos.

Tecidos em 100% algodão tendem a desbotar as cores com maior facilidade do que os tecidos mistos que possuem poliéster e viscose, por exemplo.

O desbotamento, no caso do algodão, acontece porque a pigmentação da cor não se fixa tão bem quanto em malhas compostas por fibras artificiais.

Nossa sugestão para que as cores do uniforme durem mais, é optar por uma malha mista que tenha poliéster e algodão. A malha PV é recomendada para estes casos.

Estampas e cores em harmonia

Quando o uniforme tem apenas cores sólidas e logotipo o processo da escolha da cor é mais simples, no entanto, quando se soma uma estampa é preciso cuidado.

As recomendações para a escolha das cores é semelhante ao do logotipo, pense qual elemento da peça precisa ter mais destaque.

Depois busque por cores que tenham uma harmonia entre si, de modo que todos os elementos sejam visíveis e tenham uma ordem de importância visual.

Círculo cromático: entenda como as cores são combinadas

Você já ouviu falar sobre círculo cromático, círculo de cores ou roda das cores?

Estes nomes são utilizados para nomear um círculo dividido em 12 cores, categorizadas em 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias.

Cores primárias na roda das cores

Este grupo é formado por cores puras, ou seja, são cores formadas sem a mistura de outras cores sendo elas o amarelo, o azul e o vermelho.

Cores secundárias na roda das cores

É resultado da mistura de duas cores primárias, elas são o roxo, o verde e o laranja.

Cores terciárias na roda das cores

Essas cores são a união das cores primárias com a secundárias, elas são amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado e amarelo-alaranjado.

Cores neutras na roda das cores

O marrom, preto, branco e cinza não são vistas no círculo de cores, porém elas podem ser úteis para harmonizar e equilibrar paletas de cores.

A temperatura das cores no círculo cromático

Cores frias

São cores que levam em sua mistura, o azul e o verde. Elas são discretas, transmitem seriedade, exatidão e calma.

Cores quentes

São cores que levam em sua mistura, o amarelo e o vermelho. Elas são chamativas, transmitem entusiasmo e ação.

Combinações de cores no círculo cromático

Trouxemos 6 combinações mais usadas, elas irão te ajudar a criar um uniforme em que todas as cores tenham harmonia entre si e transmitam o significado da cor ideal para os seus clientes.

Tanto para quem trabalha profissionalmente com cores como um designer ou para quem nunca pensou sobre isso, é sempre um desafio combinar as cores. Por isso, foram criadas várias ferramentas na internet que auxiliam nessa tarefa. Recomendamos o Canvas Color Wheel.

Cores monocromáticas

No círculo de cores, você seleciona apenas uma única cor e trabalha a composição dos tons indo dos claros aos escuros.

O uso de apenas uma cor pode acabar deixando a peça visualmente cansativa, no entanto, é uma combinação que passa segurança, elegância e harmonia.

Cores análogas

Nesta composição são selecionadas três cores localizadas uma do lado da outra.

Essa composição deixa a peça com pouco contraste de cores, mas gera uma sensação de harmonia, simpatia e calma.

Cores complementares

As cores selecionadas estão localizadas em lados opostos do círculo de cores. Essa composição deixa a peça com grande contraste, pois uma cor é quente e a outra é fria.

Esse esquema de combinações funciona muito bem quando você quer que as cores criem um efeito energético e com entusiasmo.

Cores em fenda

Essa é uma variação da complementar, ela é composta por uma cor quente e outras duas cores frias que ficam ao lado da cor complementar.

Essa composição possibilita ter tons quentes e frios equilibrados.

Cores tríades

As cores selecionadas formam um triângulo equilátero, ou seja, elas têm a mesma distância uma da outra no círculo.

Essa composição deixa a peça bem contrastante, é indicado que se dê destaque apenas a uma cor e mantenha as outras cores como secundárias para manter a harmonia.

Cores tetrádicas

Essa combinação utiliza dois pares de cores complementares com a mesma distância entre si.

O resultado é um efeito dinâmico e vívido na composição.

Agora você pode se considerar um mestre das cores!

Esperamos que agora você possa ter mais clareza sobre qual cor escolher, mas sinta-se à vontade para entrar em contato com os nossos consultores.

Contato:  
      
Agnaldo Coelho:          
vendas@jeauniformes.com.br         
WhatsApp: +55 (37) 99987-8153
          
Roberta Ferreira:          
comercial.jeauniformes@gmail.com         
WhatsApp: +55 (37) 99808-6444
         
Telefone fixo:  +55 (37) 3214-6444

Confira também outros artigos relacionados:

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos uniformes e da moda corporativa e ainda receber descontos exclusivos ?

    Leave a Reply