Vamos conversar sobre o que significa a cor laranja que também faz parte da nossa identidade visual, o laranja não passa despercebido e essa característica pode trazer vantagens se bem implementada nos negócios.

Se o laranja fosse uma pessoa podemos dizer que a sua personalidade seria de alguém extrovertido, sua essência é vibrante, cheia de energia e amigável.

O laranja lembra o calor do fogo, ele está ao lado do vermelho e amarelo no círculo cromático (Saiba mais: Como escolher a cor ideal para os seus uniformes?) e juntos transmitem muita harmonia.

Na região sudeste da Ásia, em países como Laos, Tailândia, Camboja e Mianmar, o laranja é associado com algo sagrado e iluminado. Monges budistas da tradição Theravada utilizam mantos coloridos no tom de açafrão, essa cor foi escolhida devido ao corante disponível naquele tempo e essa tradição se mantém até os dias atuais.

Monges budistas Significado cor laranja
Monges budistas da tradição Theravada

Na Holanda existe um fenômeno chamado Oranjegekte (mania laranja), que acontece durante grandes eventos esportivos como o Grande Prêmio de F1 e um feriado anual que celebra o aniversário do rei.

Os holandeses vestem roupas laranjas e decoravam seus carros, casas, lojas e ruas. Essa mania laranja surgiu como uma forma de celebrar a família real holandesa (a Casa de Orange-Nassau).

Oranjegekte na Holanda
Oranjegekte na Holanda

A data comemorativa do Dia das Bruxas (ou Halloween nos Estados Unidos) tem duas cores marcantes, o preto e o laranja. Dizem que o preto representa a escuridão da morte enquanto o laranja faz referência ao calor da vida (como se fosse uma vela acesa que um dia se apagará).

Um importante símbolo do Halloween são as abóboras laranjas com rostos assustadores, esse costume vem do povo celta que utilizavam nabos para criar lanternas. Eles tinham a crença que afastava maus espíritos na festa de Samhain.

Quando os irlandeses chegaram à América, a tradição foi incorporada ao All Hallows Eve (véspera do Dia de Todos os Santos). Os nabos então foram substituídos por abóboras, pois eram encontradas em abundância na região. Dessa maneira surge o Halloween! 🎃

Halloween ou Dia das Bruxas significado da cor laranja
Halloween ou Dia das Bruxas no Brasil

A lenda do Jack das Lanternas no Halloween

Conta a história celta que Jack era um homem que bebia demais, quando encontrava com o diabo em suas andanças Jack dava um jeito de enganá-lo para não ser levado para o inferno.

Após a sua morte, Jack não pode entrar no céu e muito menos no inferno, o diabo havia prometido nunca levar a sua alma e então o enviou novamente pelo mesmo caminho de onde veio.

O caminho para o inferno era muito escuro e Jack havia recebido um pedaço de carvão aceso do diabo, então Jack resolveu colocá-lo dentro de um nabo para que o pedaço de carvão não se apagasse.

Desde então Jack com a sua lanterna passou a vaguear por aí em busca de um lugar para a sua alma.

Associações da cor laranja na Psicologia das Cores

Desejo, excitabilidade, dominação, terra, calor, energia, estimulante, saúde, recreação, sociável, amigável, alegria, diversão, lúdico, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, fogo, luxo, calor, força, luminosidade, euforia, prazer, tentação, senso de humor, competição, ofensa, agressão, festa, raios luminosos, pôr do sol, chama, luz.

Significado da cor roxa nos negócios

Saiba como aproveitar todas as qualidades dessa cor chamativa e convidativa, implementando estratégias para atrair a atenção de potenciais clientes.

A cor laranja usada em chamadas de ação (Call to Actions)

Uma chamada de ação pode ser uma palavra, frase ou botão no seu site que motiva o seu potencial cliente a fazer algo. Por exemplo, utilize posts de redes sociais, vídeos, newsletter, placas de promoções e outros meios em que você pode comunicar-se com o seu público-alvo.

A cor laranja usada para criar conexão com os clientes

O laranja tem uma personalidade amigável, alegre e transmite confiança. Se o público da sua marca é jovem, foque em criar ações de marketing capazes de conectar-se com estes jovens cheios de entusiasmo e bom humor.

A marca Fanta é um exemplo de quem se comunica muito bem com os seus clientes, criando propagandas em tons de laranja que reforçam a sua identidade visual na cabeça dos consumidores e geram sentimentos relacionados ao humor, diversão e energia.

Refrigerante Fanta laranja propaganda
Refrigerante Fanta laranja propagandas
Propaganda do refrigerante Fanta – Sua boca pede
Propaganda refrigerante Fanta – Mais Cores

Aplicações da cor laranja na segurança e prevenção de acidentes

O laranja é a cor mais fácil de se ver em luz baixa, por isso, é utilizado para sinalizar sobre perigo ou para evitar acidentes. Botes salva-vidas, coletes, boias e cones são alguns exemplos de coisas que fazem parte do nosso cotidiano.

Equipamentos de segurança
Equipamentos de segurança

Não é atoa que o laranja faz parte de nós desde 1994, e você pensa em fazer do laranja parte sua história?

Nós podemos ajudar!

Contato:  
      
Agnaldo Coelho:          
vendas@jeauniformes.com.br         
WhatsApp: +55 (37) 99987-8153
          
Roberta Ferreira:          
comercial.jeauniformes@gmail.com         
WhatsApp: +55 (37) 99808-6444
         
Telefone fixo:  +55 (37) 3214-6444

Confira também outros artigos relacionados:

Fontes:

black friday (1) budista (1) camisa social (1) carnaval (1) chamadas de ação (1) clientes (1) cores (1) cuidados de limpeza do uniforme (1) dia das bruxas (1) entrudo (1) escolas de samba (1) estampas (2) fanta (1) fantasia feminina (1) fantasia infantil (1) fantasia masculina (1) fantasia pet (1) frevo (1) gramatura (1) halloween (1) jeans (1) laranja (1) malha (1) marchinhas de carnaval (1) marketing pessoal (1) mascara de carnaval (1) monges (1) olinda (1) Oranjegekte (1) psicologia das cores (1) quaresma (1) recife (1) refrigerante (1) salvador (1) samba (1) tecido (2) tecido brim (2) tecido gabardine (2) tecido oxford (2) trabalho (1) trio eletrico (1) uniforme de trabalho (1) uniformes corporativos (1) uniformes profissionais (3) veneza (1)

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos uniformes e da moda corporativa e ainda receber descontos exclusivos ?

    Leave a Reply