Você já se perguntou qual foi o impacto positivo que a pandemia teve no mundo dos negócios?
É com este olhar que viemos discutir sobre a pandemia, não estamos desconsiderando todas as coisas ruins que ela gerou nestes últimos anos, mas queremos fazer uma reflexão.
Onde existem problemas e dificuldades também existem oportunidades para se criar algo novo, sair da zona de conforto e descobrir que você consegue fazer tantas coisas, mas nunca se sentiu movido a tentar.
O impacto da pandemia se deu principalmente em pequenos e médios negócios, alguns fecharam as portas e os que conseguiram manter-se tiveram que tomar algumas medidas estratégicas como redução do número de colaboradores, carga horária e salarial.
Estes acontecimentos impactaram milhões de brasileiros que diante do problema escolheram torná-lo em uma oportunidade, neste ambiente surgem duas categorias de empreendedores:
Empreendedores por necessidade: são aqueles empreendedores que nunca pensaram em ter sua empresa, porém, diante das situações difíceis e das poucas oportunidades de trabalho, o empreendedorismo foi a sua porta da esperança.
Empreendedores por vocação: são aqueles empreendedores que tinham a intenção de ter o seu próprio negócio em algum momento, a pandemia foi o gatilho que os obrigou a sair da zona de conforto e fazerem as coisas acontecerem.
Dados disponibilizados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que:
Segundo os dados do Ministério da Economia:
Empreender é sair da zona de conforto, navegar por mares desconhecidos pode ser um obstáculo assustador para os novos empreendedores, mas também uma chance de aprender e desenvolver novas habilidades.
Por falta de conhecimento e preparação muitos negócios acabam indo à falência em poucos meses ou anos, isso mostra que além da vontade de empreender também é preciso saber como administrar um negócio.
Veja quais são os principais desafios encontrados pelos novos empreendedores logo abaixo.
Entender quem é o seu público-alvo e como o seu produto/serviço resolve a sua dor é o começo de todo negócio, em um cenário como a pandemia é preciso analisar outros fatores que interferem no comportamento e consumo das pessoas.
Não ter um diferencial em relação aos concorrentes
O crescimento de serviços de entrega, compras online e bem-estar cresceu muito na pandemia, ou seja, a importância de fidelizar um cliente se tornou algo de extremo valor.
Criar um produto ou serviço reconhecido como referência pelas pessoas é fundamental, hoje em dia as pessoas também valorizam outras características que fazem parte do ecossistema da empresa como a experiência no estabelecimento, o atendimento e até o que é compartilhado na internet pela marca.
Os novos empreendedores não separam o dinheiro do negócio do dinheiro pessoal, eles acabam em uma situação da qual não sabem quanto gastam, quanto lucram e quanto podem investir.
Podemos dizer que a criatividade nesses tempos é um fator decisivo, negócios que continuaram estagnados fecharam as portas, outros encontraram maneiras diferentes de oferecer os seus produtos/serviços e já outros transformaram os problemas em novos negócios.
Conheça três exemplos de segmentos onde empreendedores encontram boas saídas para manter-se financeiramente na pandemia.
O ensino à distância (EAD) já vinha a muitos anos em alta, o que mudou é que os negócios no segmento educacional que não tinham presença online tiveram que encontrar soluções para não perder os seus clientes.
Escolas de idiomas que antes tinham apenas aulas presencialmente tiveram que passar a usar aplicativos de vídeo chamada ou usar o próprio celular para gravar as aulas previamente.
Outras pessoas começaram a empreender ensinando aquilo que elas sabem através de cursos e vendendo em plataformas online como a Hotmart.
Com as pessoas não podendo frequentar lugares públicos, academias e centros esportivos muitos profissionais viram uma oportunidade para dar aulas online. Eles orientam os alunos a como se exercitarem usando objetos de casa ou o próprio corpo como no caso das aulas de dança.
Hoje em dia existem diversas plataformas onde profissionais podem oferecer os seus serviços para outras pessoas e negócios, é uma ótima forma de começar a empreender e trabalhar de onde quiser.
Profissionais que antes trabalhavam apenas em empresas físicas, mas que acabaram sendo dispensados, encontraram nessas plataformas um novo jeito de continuar fazendo o que gostam e serem pagos por isso.
Com a volta da economia gradualmente e as restrições de isolamento sendo adaptadas à medida que a população é vacinada, a tendência é que as empresas voltem a contratar novamente.
A questão que fica é se a volta do “normal” irá influenciar no surgimento de novos negócios já que o crescimento durante a pandemia foi impulsionado pela necessidade.
Por outro lado, mais pessoas podem passar a enxergar no empreendedorismo uma forma de ter mais liberdade, tempo e propósito ao fazer aquilo que gostam e ter a oportunidade de ganhar mais do que em seus trabalhos CLT.
A empreendedora Carol Paiffer CEO da Atom S/A e também jurada no programa Shark Tank diz:
“Toda tempestade tem um fim, e toda crise traz uma oportunidade. As pessoas passaram muito tempo dentro de suas casas, então existe uma demanda reprimida para lazer, atividades e serviços. Um ótimo momento para tirar o sonho de abrir o próprio negócio do papel.”
Se você faz parte dos novos empreendedores ou daqueles que se reinventaram, nós somos um negócio focado na criação de uniformes profissionais que prezam pelo conforto, durabilidade e personalização. Fazemos de tudo para que o seu negócio e colaboradores sintam-se únicos e parte de um todo!
Tem alguma dúvida sobre tecidos, modelos, estampas e cores para os seus uniformes?
Fale com um de nossos consultores logo abaixo!
Contato: Agnaldo Coelho: vendas@jeauniformes.com.br WhatsApp: +55 (37) 99987-8153 Roberta Ferreira: comercial.jeauniformes@gmail.com WhatsApp: +55 (37) 99808-6444 Telefone fixo: +55 (37) 3214-6444
Fontes:
O algodão transcende sua natureza como fibra têxtil comum. Sua história rica e sua surpreendente… Read More
Hoje conversaremos sobre o uso do macacão de uniforme profissional no ambiente de trabalho, prepare-se… Read More
A pauta de hoje é sobre uniformes da área da saúde, vamos conhecer como surgiram… Read More
Faltando alguns meses para a chegada do inverno, trouxemos este artigo sobre as jaquetas de… Read More
Neste guia de como cuidar do uniforme de trabalho vamos dar dicas essenciais para prolongar… Read More
Apesar do anúncio do cancelamento do carnaval 2022 na maioria das cidades do Brasil, não… Read More
Esse site utiliza cookies.