Vamos dar uma explicação geral sobre a psicologia das cores e como aplicar na sua empresa. Nas postagens futuras iremos falar especificamente sobre cada cor.
O que é a Psicologia das cores?
São estudos que buscam analisar como o cérebro humano percebe e compreende as cores. As pessoas podem sentir diferentes emoções e desejos conforme as cores que veem.
Qual é a influência que as cores têm sobre as pessoas?
Trouxemos alguns dados de estudos realizados para que você se conscientize sobre a grande oportunidade que as cores podem gerar no seu negócio. Considere as cores da sua marca, produtos, ambientes, uniformes e outras características do seu negócio.
- 84,7% das pessoas acreditam que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto.
- 93% observam o aspecto visual para comprar.
- 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de marca.
- 60% da aceitação ou rejeição de um produto, ou serviço pode ser induzido pela cor.
- 90 segundos é o tempo que as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto após a visualização inicial.
- 2 de 3 consumidores não comprarão um grande produto desejado se este não estiver em sua cor favorita.
Por que você deveria se importar com o uso das cores na sua empresa?
As cores têm importante papel em áreas como publicidade, moda, design e várias outras que trabalham com criação. Isso não significa que a sua empresa deveria ficar de fora, pelo contrário, sua empresa devia usar isso como uma oportunidade de se diferenciar da concorrência.
Se a sua empresa tem uma identidade visual então ela tem cores que a representam. Elas podem dizer e provocar sensações nos seus clientes, portanto é importante ter consciência do significado de cada cor para comunicar a mensagem que você deseja aos seus clientes.
Classificação das cores
Cores quentes: são compostas pelas cores amarelo, laranja e vermelho. Essas cores podem transmitir paixão, alegria, energia e, por outro lado, podem transmitir exaustão, raiva e ódio.
Cores frias: são formadas pelas cores roxo, azul e verde. Essas cores podem transmitir calma e profissionalismo mas também podem demonstrar desinteresse, tristeza e depressão.
Cores neutras: são constituídas pelo preto e branco. Elas são combinadas a outras cores quentes e frias e o seu significado pode ser influenciado pelas demais a sua volta.
Abaixo temos um infográfico que ilustra as marcas que utilizam cada cor e seu breve significado.
Agora que você já sabe mais sobre a psicologia das cores o que acha de pensar nelas aplicadas aos uniformes da sua empresa?
Entre em contato com a nossa equipe de vendas para tirar qualquer dúvida sobre uniformes!
Contato: Agnaldo Coelho: vendas@jeauniformes.com.br WhatsApp: +55 (37) 99987-8153 Roberta Ferreira: comercial.jeauniformes@gmail.com WhatsApp: +55 (37) 99808-6444 Telefone fixo: +55 (37) 3214-6444
Confira também outros artigos relacionados:
- Como escolher a cor ideal para os seus uniformes?
- Qual o significado da cor amarela?
- Qual o significado da cor azul na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor branca na Psicologia das cores?
- Cor laranja significa o que na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor preta na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor roxa na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor verde na Psicologia das cores?
- Qual o significado da cor vermelha?
Fontes: