O azul é uma cor muito presente no nosso dia, transmite calma, confiança e segurança.

Muitas empresas corporativas têm essa cor em sua identidade visual para transmitir uma sensação de produtividade e inovação.

Uma pesquisa feita por Joe Hallock em 22 países sobre as preferências de cores de homens e mulheres, mostrou que 57% dos homens entrevistados tem o azul com a sua cor preferida e 35% das mulheres também.

No passado o azul simbolizava o feminino, era associado a sensação de algo passivo, sereno e introvertido. Na sociedade moderna, o azul passou a representar o masculino enquanto o feminino passou a ser representado pelo vermelho ou rosa.

Em grandes organizações como a ONU e a União Europeia, o azul foi a cor escolhida, pois não pertencem a nenhum partido ou referir-se a algum.

Nas religiões pelo mundo temos vários exemplos, como Amon que é um deus egípcio que tornou a sua pele azul para voar invisivelmente pelos céus.

Amon deus egípcio

No hinduísmo vemos Vishnu, Krishna e Shiva sendo retratados com a pele azul e o povo romano com o deus Júpiter que era senhor dos céus e o azul era a cor do seu reino.

Você sabia que os interiores de aviões são azuis?

A razão para isso é que azul ajuda a tranquilizar e confortar aqueles passageiros ansiosos.

O Nazar, conhecido como olho grego ou olho turco é originário do Antigo Egito. A crença era que o olho do deus Osíris tinha poderes protetores, hoje em dia esse talismã é destinado a afastar o mal e a trazer boa sorte.

Associações da cor azul na psicologia das cores

Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza, céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.

A cor azul utilizado nos negócios

Assim como as outras cores são utilizadas para potencializar vendas, conquistar novos clientes e criar experiências em serviços e produtos, o azul também tem o seu espaço. Vamos descobrir!

A cor azul usado em produtos para o sono

O azul é visto em embalagens de produtos para dormir, tranquilizantes, roupas de cama, pijamas e camisolas. É considerado a cor do sono e dos sonhos.

A cor azul usada para criar credibilidade

Já ouviu falar que nós só compramos algo de alguém que já conhecemos e confiamos?

Transmitir confiança e segurança é uma prioridade para todo negócio, algumas empresas usam essa cor visando comunicar que seus produtos e serviços são confiáveis. Muitas empresas de tecnologia tem esta cor em sua identidade visual.

Empresas com logotipos na cor azul

A cor azul usada em produtos de limpeza

A limpeza é uma das associações feitas com o azul, produtos de limpeza são exemplos comuns de ser ver no dia a dia.

Embalagens de produtos de limpeza na cor azul

Você também é igual a maioria das pessoas que gostam da cor azul?

Que tal escolher ela como a próxima cor dos seus uniformes?

Entre em contato com um de nossos consultores.

Contato:  
      
Agnaldo Coelho:          
vendas@jeauniformes.com.br         
WhatsApp: +55 (37) 99987-8153
          
Roberta Ferreira:          
comercial.jeauniformes@gmail.com         
WhatsApp: +55 (37) 99808-6444
         
Telefone fixo:  +55 (37) 3214-6444

Confira também outros artigos relacionados:

Fontes:

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos uniformes e da moda corporativa e ainda receber descontos exclusivos ?

    Leave a Reply